quinta-feira, 19 de abril de 2012

Entrevista ao Presidente da Direção

1ª Venceu o acto eleitoral de 29 de Março e tornou-se no actual Presidente da Direção dos Gigantes Sport Mangualde. Que motivos o fizeram avançar com essa candidatura?
- Foi no ano de 2005 que o futsal teve início no Clube pela mão do meu amigo Dr. Luís Pereira, um dos sócios fundadores e principal impulsionador do Clube até ao momento da sua saída.
Foi numa das nossas conversas que ele me confidenciou que iria surgir esse projeto no Clube e eu sem hesitar disse-lhe que poderia contar comigo e foi assim que se deu a minha entrada no Gigantes Sport Mangualde.
A minha candidatura surge com alguma naturalidade, pelo fato de estar já ligado à Associação há alguns anos, conhecer bem a realidade da mesma, mas principalmente e em conjunto com o resto da direção podermos continuar a engrandecer e dar a conhecer cada vez mais a realidade do Gigantes Sport Mangualde.


2ª Gostaria que num breve resumo dissesse aos leitores que não acompanham com regularidade a vida desta Associação, quais são a atividades que desenvolvem?
- Neste momento o clube tem como modalidades o Andebol, o Judo e o Futsal

3ª Quantos atletas praticam atualmente no clube as três modalidades que nos referiu anteriormente (futsal, andebol e judo)?
- Neste momento o clube tem cerca de 130 atletas divididos nas três modalidades que referiu.

4ª É fácil captar jovens para a prática de modalidades de pavilhão no concelho de Mangualde?
- De forma alguma, é cada vez mais complicado levar os jovens à prática do desporto, hoje em dia para um jovem é mais fácil, mais comodo estar em frente a um televisor, computador, playstation, etc., e por isso é necessário que os nossos jovens pratiquem cada vez mais desporto, os clubes e associações desportivas têm neste aspeto um papel importante, mas os pais têm um papel fundamental ou seja, gostaria imenso de ver os pais dos nossos atletas envolvidos nas suas atividades desportivas aqui no Clube.

5ª Qual é a proximidade/relação que existe entre o Clube e a Escola? As actividades curriculares e extra-curriculares dos alunos vão ao encontro das modalidades que se praticam no concelho?

- Relativamente à proximidade com a Escola e concretamente às atividades curriculares e extracurriculares, existe neste momento um desenquadramento total para com o desporto praticado no Concelho, ou seja se se pratica na Escola por ex. a esgrima, o voleibol, como é que o aluno vai dar continuidade a essas modalidades, se elas pura e simplesmente não existem nas várias associações e clubes do Concelho? Falando agora da relação que existe entre Clube e Escola, posso-lhe dizer que sempre fomos bem tratados, sempre acederam aos nossos pedidos e até aproveito desde já para fazer um agradecimento à Escola (ESFA) na pessoa do seu Presidente, mas não posso deixar de o fazer e de uma forma especial ao Eng.ª Balula, porque é a pessoa com quem eu trato diretamente e que sempre se mostrou disponível para nos ajudar, tanto no que ao pavilhão diz respeito, mas também quando organizamos os nossos convívios de inicio ou de final de época, e para isso necessitamos do refeitório da Escola.

6ª Disse-me que ainda não existe uma grande proximidade clube - escola. Quais motivos estão subjacentes ao facto de nunca ter existido essa ligação
- Acho que neste ponto bastante importante para o desenvolvimento do Clube, não tem sido fácil as pessoas chegarem a um acordo que satisfaça ambas as partes, num passado recente houve sem dúvida algumas conversas, mas a verdade é que ainda não se conseguiu passar das palavras aos atos, aqui temos que repartir a culpa, nós (Gigantes) provavelmente também não temos feito tudo o que está ao nosso alcance para resolver este problema.
Mas continuamos a trabalhar e acredito que as coisas se vão resolver em breve.


7ª Pelas suas palavras depreendo que é vontade do clube a curto prazo estar em sintonia com a escola. Acha que existe a mesma recetividade da parte da escola?

Se quisermos equipas de top a representar a cidade e ver alguns desses atletas a chegar a grandes clubes essa aproximação tem necessariamente de existir. Se acontecer essa proximidade clube/escola, conseguiremos acompanhar mais de perto a desempenho escolar dos nossos atletas, ajudando-os na sua formação. O nosso clube pretende formar bons atletas, mas sobretudo grandes homens e mulheres.
Quanto à recetividade da Escola…. vamos ver, estamos a trabalhar nesse sentido.


8ª Existe uma preocupação do clube com o desempenho escolar dos jovens que praticam desporto nos Gigantes?
- Sem dúvida alguma, que essa é uma das nossas principais preocupações, até porque eu acho que não podemos de maneira nenhuma dissociar uma coisa da outra, sabemos da importância da atividade física para um desenvolvimento e crescimento equilibrado, bem como, o seu contributo para um estilo de vida saudável em que a atividade física e as práticas desportivas são importantes para o pleno desenvolvimento dos jovens, mas por outro lado é nossa preocupação que os jovens tenham na escola um comportamento exemplar, que tenham um desempenho a nível de aproveitamento escolar brilhante e é baseado nestes fatores que o Clube e nomeadamente os nossos treinadores diariamente junto dos jovens tentam motiva-los para esta situação, para que consigam conciliar o desporto e o estudo, porque só desta forma os encarregados de educação os deixam praticar o desporto que eles tanto gostam.

9ª Que outros projetos pretendem implementar durante este mandato?

- Há na verdade algumas ideias e projetos, que a seu tempo iremos anunciar, para já e a curto prazo queremos aumentar significativamente o número de sócios do clube e ao mesmo tempo fortalecer e consolidar a modalidade de Andebol já existente e por consequência trazer os pais a praticar desporto no Gigantes com os seus filhos.

10ª Fale-nos agora da realidade de cada modalidade. Quantas equipas têm neste momento?
- Neste momento o futsal é a modalidade que mais jovens tem, divididos nos escalões de petizes/traquinas, benjamins, infantis, juvenis e juniores, o andebol tem atualmente os escalões de iniciados, juvenis e juvenis femininas, já o judo tem cerca de 15 atletas de várias idades.

11ª É fácil arranjar diretores para tratar das burocracias inerentes a cada equipa, treinadores para orientar treinos e jogos e jogadores para compor os planteis?
- Para lhe responder a essa questão tenho que falar das modalidades em separado, se nos referirmos ao Andebol, digo-lhe que tem sido extremamente difícil captar treinadores e jogadores para a prática da modalidade, alguns desses motivos já foram referidos por mim em perguntas anteriores, em relação ao judo, que é a modalidade mais recente no clube, desde 2009 e que graças ao empenho e dedicação do responsável pela secção, Prof.º José Augusto Amaral e também do Sr. Manuel, conseguiram implementar a modalidade, que conta com cerca de 15 atletas de várias idades, e que funciona na perfeição e de uma forma bem organizada. No que ao futsal diz respeito, temos tido a felicidade de encontrar não só atletas, mas também treinadores e diretores que fazem com que a modalidade esteja em pleno desenvolvimento.

12ª Que gastos estão subjacentes a cada modalidade e que tipo de apoios tem o clube?

- Posso-lhe dizer que os gastos são muitos e os apoios poucos.
As várias Associações e Federações das respetivas modalidades exigem cada vez mais dos clubes em termos monetários e não é fácil para nós (clubes) mantermos as modalidades em todos os escalões e hoje em dia e com a conjuntura atual é muito complicado pedir apoios a quem quer que seja, e nós entendemos perfeitamente esta situação.
O nosso principal apoio/suporte é sem dúvida a Câmara Municipal de Mangualde, que não só nos ajuda financeiramente, como também a nível logístico, não posso deixar de realçar a importância que têm para nós os transportes, o pavilhão, cedidos pela Autarquia.
E queria aproveitar a oportunidade para agradecer à Câmara Municipal de Mangualde na pessoa do seu Presidente, Dr. João Azevedo, que tem sido inexcedível no apoio e esforço que tem feito para continuar a apoiar as Associações e Clubes desportivos, porque tenho a certeza que se não fosse assim e com os poucos apoios existentes, muitas se não todas as Associações e Clubes deste concelho já não existiriam.


13ª Uma curiosidade que quem gosta do clube quererá ver esclarecida. Quais os verdadeiros motivos que levaram ao fim da equipa sénior de futsal?
- Por vezes temos que tomar certas decisões na vida e posso-lhe dizer que esta foi uma decisão bem difícil, mas que hoje não estou nada arrependido de a ter tomado, bem pelo contrário.
A equipa sénior de futsal teve início na época 2005/2006 e o seu términus em 2011.
Foram cerca de seis anos com boas recordações, momentos bem passados, atletas, treinadores, diretores dedicados ao Clube e à camisola que envergaram e por esse fato queria agradecer toda a dedicação que todos eles tiveram na sua passagem por este Clube. Sem dúvida que os gastos inerentes a este escalão pesaram na decisão, porque são elevadíssimos, quase escandalosos quando de trata de uma Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, mas não foram só questões monetárias que nos levaram a acabar com os seniores de futsal, sabe que como em tudo na vida é preciso motivação para se fazer algo com alegria e com toda a sinceridade acho que nós passados estes seis anos já não conseguíamos fazer passar essa motivação aos atletas seniores.
Dizia atrás que não me arrependo da decisão que tomei, pelo fato de hoje em dia ver que alguns dos nossos ex atletas seguiram as suas carreiras noutros clubes e encontraram a tal motivação que já lhes começava a faltar nos Gigantes.


14ª É intenção do clube dedicar-se exclusivamente à formação ou voltará a ter seniores novamente?
- Este é um clube inteiramente direcionado para a formação, queremos continuar a sê-lo, queremos cada vez mais proporcionar aos jovens deste concelho, a oportunidade de praticaram desporto, queremos proporcionar-lhes cada vez mais e melhores condições para que eles se sintam bem connosco, somos hoje o Cube no concelho com mais atletas e isto dá-nos motivação para trabalharmos mais e melhor em prol dos nossos jovens, e seguindo esta filosofia é perfeitamente possível que a médio/longo prazo possa surgir uma equipa sénior seja ela de futsal ou andebol ou de outra qualquer modalidade indoor, mas com atletas formados internamente e que conheçam a filosofia e realidade do Clube, queremos cada vez mais que os nossos jovens se identifiquem com o Gigantes Sport Mangualde, mas como lhe disse não é de forma alguma essa a nossa prioridade imediata.

15ª Qual a mensagem que quer deixar aos mangualdenses sócios e não sócios dos Gigantes Sport Mangualde?
- Sabemos dos tempos difíceis que se avizinham, mas que podem contar connosco para continuarmos a trabalhar em prol dos jovens do nosso concelho, proporcionar-lhes a prática do desporto, mas para isso contamos com a ajuda de todos sem exceção.
Quero também e para finalizar deixar uma palavra de agradecimento a todos os atletas, treinadores, sócios e simpatizantes, patrocinadores que voluntariamente e das mais variadas formas, contribuíram ao longo destes anos para que o Gigantes Sport Mangualde se tornasse naquilo que hoje é.

O MEU BEM HAJA

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou um dos jogadores do Sportung que, venceu a fase final de andebol junior, realizada em Mangualde. Já participei em muitas fases finais, em alguns anos em duas, de categorias diferentes. O que tenho a dizer é que, em nenhum lugar me senti tão bem! Nunca vi tantos sorrisos em quem trabalhou, em prol deste evento! Os meus sinceros parabéns ao Pr. Do clube e demais colaboradores. Igual desejo para o Pr. da camara, assim como Pr. da Assoc. de Andebol de Viseu.